quinta-feira, 18 de julho de 2013

Você sabe quando está ovulando? Parte III

O método da tabelinha é muito parecido com a contagem de dias para os testes de ovulação que falei aqui e também pode ser acompanhado pela verificação da temperatura basal na elaboração dos gráficos que falei aqui.
Mas um outro fator muito importante deve ser levado em consideração: o muco cervical.

Os diferentes tipos de muco aparecem em períodos bem específicos do ciclo menstrual. Todas as mulheres apresentam. Umas mais e outras menos, assim como as dores de ovulação.Eu mesma sofro muito. Acho que sofro mais nos dias que estou ovulando do que nos dias que estou menstruada, pois minhas cólicas são tão fortes que só melhoram com remédio.

Os mucos são divididos em seco (dry), 'esticável' (sticky), cremoso (creamy), aquoso (watery) e clara de ovo (eggwhite).Na mioria das vezes, mesmo em páginas do Brasil, os nomes aparecem em inglês. Isso acontece provavelmente porque aqui ainda não exista tanta pesquisa nesta área e as meninas acabam por 'aportuguesar' as expressões.

No início do ciclo o sangramento da menstruação não nos deixa perceber o muco, mas logo em seguida já podemos observar que ficamos um pouco 'úmidas'. É nesse momento que nosso corpo já está se preparando para a fertilidade.
Dias depois, esta secreção que era pouca e bem aquosa começa a aumentar e tomar um aspecto mais 'firme' como se fosse uma clara de ovo, levando o corpo da mulher para os seus momentos mais férteis.
Este muco, também chamado de 'eggwhite' logo se apresenta com um aspecto muito espesso, parecido com uma cola que se pode 'esticar' nos dedos (exsitem imagens muito engraçadas na internet desse muco, inclusive).
Depois disso ele fica mais aquoso novamente, até 'engrossar' e ficar muito semelhante à um creme hidratante, quando já passou o período de pico fértil.

Toda essa nomenclatura e sintomas são muito variáveis e mudam de mulher pra mulher ou até mesmo de um ciclo pro outro. Por isso que eu sempre insisto que o mais importante é CONHECER O SEU PRÓPRIO CORPO!

A regra geral (que também possui exceções) é que o nosso "dia D" da ovulação ocorre 14 dias antes do dia do início da próxima menstruação, diferentemente do que costumam ensinar e do que encontramos na internet sobre o assunto.
A história que a mulher ovula 14 dias depois do início da menstruação só vale para as mulheres que tem o ciclo dos sonhos de 28 dias. Para todas as outras, que possuem ciclo de 27, 29, 30 dias, isso não se aplica!

Ainda assim, ainda temos que lidar com as exceções. A mais comum delas é a 'ovulação tardia' que como o nome diz, ocorre mais tardiamente do que o normal.

Basicamente, para um ciclo de 28 dias, a melhor data para o início dos treinos é no 11º dia do ciclo (11DC como constumamos colocar) e o final no 17º dia. Assim você fica com 3 dias antes do dia da ovulação, 3 dias depois e mais o "dia D".

Ainda existe muita discussão sobre a indicação de ter relações dia sim, dia não ou todos os dias.
Alguns médicos dizem que treinando todos os dias o esperma fica com poucos espermatozóides concentrados, diminuindo as possibilidades de algum deles fecundar o óvulo.
Mas caso o casal demore muito para conseguir um positivo, o ideal é pedir pro homem fazer um espermograma para ver a qualidade do esperma e dos espermatozóides.
Muitos maridos não gostam nem de ouvir falar, mas acho que é preciso explicar que para que a paternidade aconteça também é preciso de algum esforço por parte deles, afinal de contas, a mulher já sofre com os enjôos, as privações e a dor nas costas durante 40 semanas.

Beijos ferteis e positivos,

Lully's

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom que você passou por aqui!!! ;)
Volte sempre S2