quarta-feira, 17 de julho de 2013

Você sabe quando está ovulando? Parte II

Uma outra boa forma de verificar quando estamos ovulando é medindo a temperatura basal.
Você sabe como fazer isso? Já ouviu falar?

Medindo a temperatura no nosso corpo em repouso durante todo o nosso ciclo, podemos encontrar um padrão que é capaz de explicar muitas coisas.
Primeiramente precisamos entender "qual" é a nossa TEMPERATURA CORPORAL BASAL.

É considerada temperatura basal, a temperatura medida logo ao acordar, antes de realizar qualquer atividade, antes até de sentar-se na cama e após, no mínimo, 6 horas de sono ininterruptas.

O ideal para fazer isso são os termômetros digitais próprios para este fim, pois possuem precisão centesimal, mas infelizmente são difíceis de encontrar para comprar.
Existe um produto da 3M Nexcare que é específico para isso, mas até hoje só encontrei no e-Bay e fora do Brasil.
É claro que tudo pode ser feito com um termômetro normal, mesmo. E é desta forma que eu mesma faço.
TODOS OS DIAS DURANTE TODO O CICLO é preciso verificar a temperatura e  anotar para fazer as comparações.

Durante os primeiros dias, temos a FASE FOLICULAR.
Nesta fase nossa temperatura corporal é sempre mais baixa, podendo permanecer abaixo dos 36ºC até o fim. Sua duração varia conforme a duração do ciclo menstrual (de 12 a 16 dias, geralmente).

Logo depois da fase folicular, vem a FASE OVULATÓRIA com cerca de 2 ou 3 dias. Neste período a temperatura tem um ligeiro aumento de 3 a 6 décimos gerando o que chamamos de 'pico de ovulação'.

Após isso, temos a FASE LÚTEA onde a temperatura mantém-se elevada até o início da fase folicular novamente com a chegada da menstruação.

Já no dia que a menstruação chega, a temperatura tem uma queda brusca, então pela manhã já sabemos que não precisamos nem perder tempo (e dinheiro) fazendo teste de gravidez. Claro que isso não é uma regra, mas geralmente a temperatura se mantém alta quando a gravidez acontece pois é nesse momento que temos o início da implantação do embrião na parede do útero. Muitos conhecem isto como nidação.
Muitos sites e aplicativos para telefone colocam todos estes dados em gráficos para facilitar a visualização da temperatura como eu já falei aqui.
Eu acho este método um dos melhores pois ajuda muito a conhecer o próprio corpo e não custa nada.

Vocês medem a TB? Gostam?
Conta aí ;)

Beijos férteis e positivos,

Lully's

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom que você passou por aqui!!! ;)
Volte sempre S2