terça-feira, 4 de junho de 2013

O que é histerossalpingografia?

A histerossalpingografia é um ‘raio-x’ do útero e das trompas.
Para a realização do exame, é injetado um líquido de contraste (iodo) através do canal vaginal, passando pelo colo do útero.
É um dos exames mais realizados para investigação da infertilidade feminina e apesar de ser utilizado há praticamente um século, ainda é o melhor para avaliar a anatomia das tubas e para verificar se existe qualquer tipo de imperfeição que não permita a gravidez pelo modo convencional.

O principal objetivo do exame é avaliar a morfologia dos canais por onde os espermatozóides devem passar até chegar ao óvulo.
No resultado do exame podem aparecer diversos tipos de má formação e é um grande passo para a decisão do seu médico, pois a partir daí é que será conduzido o tratamento para solucionar o problema.

Para quem conhece o exame ou conhece alguém que já o fez, é muito comum ouvir queixas das dores resultantes do procedimento.
O que acontece é que, na maioria dos casos, a mulher sai do consultório do ginecologista com uma guia de exame de nome complicado na mão e nada mais.
Na minha opinião, por se tratar de um exame que mexe com o lado mais delicado da mulher (tanto física como emocionalmente), todos os médicos deveriam ter obrigação de explicar como ocorre. Acontece que o pensamento do médico deve ser: “Não sou eu quem vai fazer o exame. O responsável que explique.”
Muito generoso. Inclusive, há décadas que este tipo de exame é marcado pelo telefone e tenho certeza que a telefonista da clínica vai poder ser bem detalhista quanto ao procedimento...
Todas as pessoas que cumprem todas as recomendações e tomam os remédios conforme indicação médica não reclamam de dor alguma.

É normalmente indicado:

- fazer o exame após a menstruação e antes da ovulação (dependendo do ciclo de cada mulher);
- usar algum tipo de laxante no dia anterior ao exame (para facilitar a visualização);
- usar um antiinflamatório cerca de 1h ou 30min antes do exame para prevenir dores.

É claro que outras precauções podem ser diferentes de médico para médico, mas o mais importante é saber exatamente o que vai acontecer durante o exame para não levar nenhum susto na hora H.
O tio Google pode ajudar também...

E vocês? Já fizeram? Sentiram alguma dor?

Beijos férteis e positivos,

Lully’s

9 comentários:

  1. Eu fiz, Lu.. Antes de fazer esse exame, eu tomei dormonid e não senti nada. Fiquei "chapads" o resto do dia.
    O exame não deu nenhuma alteração.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Manu... Eu não precisei fazer, mas algumas amigas disseram que sentiram bastante! Principalmente depois...
      Como eu já só tenho uma mesmo... Prefiro não fazer hehehe

      Excluir
  2. Oi Lu, eu fiz logo que precisei trocar de gineco . . . a nova me pediu TUDO que é tipo de exame que tu possas imaginar . . . esse com certeza foi o pior! Dor física e emocional, porque ele é "agressivo". Enquanto eu estava deitada na maca, com as lágrimas escorrendo no eu rosto, de dor e constrangimento, só pensava que isso é importante para eu saber a verdade! E a verdade tb doeu: além da idade, dos ovários policísticos, de ser fumante, obesa e sedentária, eu ainda tinha uma trompa invertida e sinuosa. Se eu já tinha 30% de chances de engravidar, agora eu só tinha 15%. Mas mesmo assim não perdi a esperança, e jamais desistira, mas confesso que "larguei de mão" um pouco. 1 ano e 1/2 se passaram, mês a mês a esperança sendo renovada a cada vez que um teste dava negativo e . . . . veio a Clarinha! Por isso, minha amiga, o que eu posso te dizer é que: NÃO DESISTA DO TEU SONHO DE SER MÃE! Te adoro! Conta comigo. Clá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Cla... Nunca desisti...
      Acontece que quando bate desânimo às vezes eu demoro um pouco para voltar...
      Cada vez mais tenho descoberto gente com chances bem pequenas e conseguindo.., então vamos utilizar da medicina para nos ajudar, não é? :)
      Obrigada pelas palavras, te adoro também :D
      Beijos

      Excluir
  3. Eu fiz a histero dia 30 de junho,doeu bastante mais foi por uma boa causa hoje estou 15 atrasada vou fazer o exame quarta feira ,quem sabe minha herança já chegou boa sorte a todas......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bênção, Leila... JÁ IMAGINOU?????
      Torço muito para que venha um lindo positivão...
      Volte pra contar ;)
      Beijão

      Excluir
  4. Já faz 5 anos que tento engravidar e somente agora eu fiz a histero dia 30 de junho ,era pra meu ciclo ter vindo dia 22 farei beta quarta feira.Quem sabe se minha herança chegou bjim a todas......

    ResponderExcluir
  5. Eu fiz a histero dia 30 de junho,doeu bastante mais foi por uma boa causa hoje estou 15 atrasada vou fazer o exame quarta feira ,quem sabe minha herança já chegou boa sorte a todas......

    ResponderExcluir
  6. Acabei de fazer minha histero, confesso que doeu muito , a dor era tanto física como emocional, estou anciosa pra pegar meu resultado , tenho.fe que vou consegui!

    ResponderExcluir

Que bom que você passou por aqui!!! ;)
Volte sempre S2