sexta-feira, 31 de maio de 2013

QUANTO TEMPO VAI DEMORAR?

É difícil dizer quanto tempo demora para alguém engravidar.
Alguns fatores importantes (uns mais, outros menos) influenciam nesta contagem regressiva para a gravidez, mas não existe calculadora para o corpo humano.

“Em condições normais, um casal fértil tem entre 20 e 30 por cento de chance de conceber uma criança a cada ciclo menstrual. Cerca de 85 por cento dos casais em geral consegue engravidar dentro de um ano mantendo relações sexuais freqüentes, sem proteção. Metade do restante consegue a gravidez se continuar tentando por mais um ano. “ (Fonte)

Ou seja, algumas mulheres conseguem engravidar no primeiro mês depois que para de se proteger e outras podem demorar 24 meses para conseguir. Algumas muito mais que isso.
Para os especialistas, uma mulher só deve ser investigada após 1 ano inteiro de tentativas mal sucedidas.
(Até não acho tão absurdo já que as que engravidam e tem problemas só são investigadas após o 3º aborto.)

Na minha opinião (não sou expert) os principais fatores são a idade do casal e a freqüência com que eles mantém relações.
Outras coisas são igualmente importantes como histórico familiar e hábitos como alimentação, rotina de exercícios e blá blá blá, mas ainda acredito que a chave de tudo está no sexo.

Aí vocês vão me dizer: “Mas se eu quero engravidar, é óbvio que eu tenho relações com freqüência e não pode ser este o motivo de eu não conseguir.”

Ok, ok, calma lá!
Simplesmente fazer sexo não te ajuda em nada quando se quer ficar grávida, amiga!
É preciso fazer nos dias certos.
Para saber quais são os dias certos é preciso antes de mais nada CONHECER O SEU CORPO!

“É tentador achar que, sabendo exatamente o dia da ovulação, vai dar para engravidar mais rápido. Os especialistas em fertilidade, porém, não são muito favoráveis a que as mulheres acompanhem cada detalhe do ciclo menstrual, com técnicas para detectar a ovulação (existem até testes de farmácia) para acelerar o processo, se elas não apresentarem nenhum problema a priori. Essa estratégia causa muito estresse e expectativa, e acaba com a naturalidade do relacionamento, já que é preciso sincronizar a vida sexual com os dias férteis.” (Fonte)

Já usei muito, e ainda uso, os testes de ovulação de farmácia. Infelizmente são muito caros no Brasil e machuca o bolso, já que precisamos usar uma tirinha por dia. Algumas meninas usam duas ou até três tirinhas por dia, para ter certeza da ovulação e tentar conhecer melhor o seu próprio corpo.
É possível, também, encontrar pela internet algumas “calculadoras de ovulação” para que fique mais fácil pra mulher contar os dias e fazer a tal tabelinha, mas não acho que seja a melhor idéia.

Beijos férteis e positivos,

Lully's

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom que você passou por aqui!!! ;)
Volte sempre S2