terça-feira, 28 de maio de 2013

Primeiros passos...

Decidir que quer ter um filho é uma decisão muito importante à ser tomada. Tanto pela mulher, quanto pelo marido. Afinal de contas, nada disso é feito sozinho...
Muitas vezes a magnitude da decisão faz com que a mulher esqueça de muitas precauções e cuidados que devem ser tomados antes mesmo de começarem as tentativas.

O ácido fólico é a vitamina mais importante na vida de uma "tentante", pois o corpo produz uma quantidade menor do que a mínima necessária para o perfeito desenvolvimento do tubo neural do bebê.
Diariamente a mulher precisa complementar essa dose faltante com comprimidos da vitamina que são fornecidos gratuitamente nos postos de saúde ou podem ser comprados em qualquer farmácia, sem receita médica e por um preço bem razoável.
(Razoável pras mulheres que demoram um tempo razoável para engravidarem, né? Eu praticamente fali o meu marido só comprando ácido fólico... Desde 2010! hahaha)
O ideal é que ele seja iniciado pelo menos um mês antes de começarem os 'treinos'.
Ao escolher os comprimidos, dê preferência ao que são unicamente ácido fólico, pois os alguns complexos vitamínicos podem aumentar a dosagem de algumas outras substâncias que não são tão necessárias e podem ser até prejudiciais para o comecinho da gestação, como por exemplo a Vitamina A.

Outro fator que pode prejudicar um pouco no início da gravidez é a incapacidade de absorver ferro, causada pelo excesso de café que a mulher ingere.

Aquele simpático e inofensivo cafezinho de todo dia, pode ser na verdade um vilão com carinha de anjo nestes casos.
Além do café, a cafeína também pode ser encontrada em muitos chás, refrigerantes e no famoso chimarrão que a gauchada tanto ama.
Não estamos falando que é preciso extinguir isso da nossa vida, de maneira nenhuma. Mas tentar dar uma diminuída pode ajudar muito no processo de preparação para a maratona qe se inicia.

Obviamente que hábitos saudáveis também contam e muito na hora de 'preparar o terreno', então é bom não estar acima do peso, não beber álcool em excesso, diminuir a junk food e tentar se alimentar um pouco melhor e fazer exercícios regularmente.

Um outro ponto muito importante e que poucas pessoas comentam: "CUIDE DA SUA BOCA!"
Ir ao dentista e fazer uma revisão nos dentes e gengiva é um dos passos mais importantes para quem está tentando engravidar. Ainda mais para quem habitualmente tem gengivite, sensibilidade ou machuca a boca ao passar fio dental.
A boca é suscetível à milhares de doenças e pequenas infecções que podem prejudicar e muito a gestação.
Além disso, a mulher grávida não pode tomar a maioria dos remédios e muito menos receber anestesia pra qualquer tipo de tratamento que precise fazer no dentista.
Melhor prevenir do que remediar: Vá ao dentista!

Essas são algumas das precauções que a mulher precisa tomar antes mesmo de começar a tentar engravidar.

Boa sorte!

Beijos férteis e positivos,

Lully's

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom que você passou por aqui!!! ;)
Volte sempre S2