terça-feira, 27 de agosto de 2013

Capacitação espermática

Fazendo um espermograma é possível descobrir que tipos de espermatozóides são encontrados no sêmen dos maridões.
Cada laboratório utiliza uma nomenclatura diferente, mas todos se referem às mesmas características.
Basicamente existem 3 tipos de espermatozóides: os que possuem MOTILIDADE PROGRESSIVA, os que possuem MOTILIDADE NÃO-PROGRESSIVA e os IMÓVEIS.
Segundo critérios da OMS (2010) a soma dos espermatozóides com mobilidade progressiva com os de mobilidade não-progressiva deve ser superior à 40% do total da amostra.
(Ainda temos mais os NORMAIS e ANORMAIS quanto à morfologia, mas segundo os médicos este dado não é tão importante quanto as informações de motilidade)
Imagem retirada daqui.
O que é e qual a finalidade de incluir a capacitação espermática no exame?

A capacitação é bem como o nome diz: mostra a 'capacidade' que o espermatozóide tem de penetrar a barreira do óvulo e conseguir fecundá-lo.
Em laboratório, a amostra de sêmen é colocada sob microscópios especiais de alta visualização para analisar a porcentagem de espermatozóides que tem MOBILIDADE PROGRESSIVA RÁPIDA.
Sim, porque não basta ter mobilidade. Não basta ter mobilidade PROGRESSIVA.
TEM QUE SER MOBILIDADE PROGRESSIVA RÁPIDA! pá pá pá pá pá
(E a gente continua ouvindo: "mas doutor, eu esqueci de tomar a pílula só um diazinho..." rsrs)

Como o tempo de vida dos espermatozóides é de até 72h, mesmo 'nadando' devagar é possível chegar até o óvulo, porém encontraria dificuldades em romper a sua membrana e penetrá-lo.
A pequena porcentagem, considerada como 'categoria A', é a que realmente tem as maiores chances de conseguir a fecundação.

(Acho que agora entendo aquele papinho do "todos somos um espermatozóide vencedor".)

A maioria dos médicos pede somente o espermo comum.
Se o doutor for pedir este exame pro marido, veja com ele a possibilidade de incluir a capacitação no pedido. O plano de saúde cobre normalmente e é um 'plus a mais' pra ajudar na solução da sua investigação.
O mais importante é não desanimar com o resultado do espermograma da marido, avaliar todas as opções, ouvir as explicações do médico e bola pra frente!

Beijos férteis e positivos,

Lully's

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom que você passou por aqui!!! ;)
Volte sempre S2