sexta-feira, 12 de julho de 2013

Médico novo: Histeroscopia

Após o meu quarto aborto e o "abandono" do meu antigo médico, precisei sair em busca de outro.
Há muito tempo atrás (mais de ano), a Manu, amiga queridíssima e mãe do Fernando e da Cecília, havia me comentado sobre um médico chamado Cristiano Salazar, aqui de Porto Alegre.
Lembro que na época eu tentei marcar uma consulta, mas o primeiro horário disponível era em 4 ou 5 meses e não quis esperar.
Há duas semanas atrás fui na emergência do hospital com suspeita de embolia pulmonar (fiquei internada 6 dias) e o Dr. Danilo Bueno, cardiologista, me atendeu e foi muito atencioso com meu caso.
Ele foi tão cuidadoso e querido comigo que (nunca vou poder agradecer à altura) conversou pessoalmente com o Dr. Cristiano para que me atendesse (sendo que meu marido já havia entrado em contato e o primeiro horário era para final de novembro).
Ontem teve essa história toda de greve geral e uma das pacientes dele desmarcou.
A SECRETÁRIA ME ENCAIXOU NO HORÁRIO VAGO!
Impossível descrever a minha felicidade...


Conversamos durante quase uma hora e meia e ele me abriu os olhos para muitas outras coisas que deveriam ser pesquisadas e questionadas com relação aos meus 4 abortos.
Uma delas é a minha "anatomia" para receber o embrião.
Como já passei por 3 curetagens (uma das gestações foi ectópica, então o médico fez videolaparoscopia), alguma delas pode ter deixado cicatrizes no meu útero fazendo com que a implantação (nidação) do embrião seja dificultada.

O melhor de tudo: é possível descobrir isso com um exame chamado HISTEROSCOPIA e, em caso de algum problema, pode ser resolvido cirurgicamente!
Não é demais?

Sim, é feito no ambulatório, não é tãããoooo simples assim, é feita aplicação de anestesia, blá, blá, blá... Mas pra quem já passou pelo que eu passei isso não é motivo pra frescura, né? Vamo combiná!

Sobre o exame:
É feita a anestesia, a mulher fica em posição ginecológica (parecido com a curetagem) e é introduzida uma câmera pelo canal vaginal que filma e fotografa o útero por dentro.
Esse procedimento é muito utilizado em mulheres mais velhas, geralmente após a menopausa, que possuem pólipos.
Fiz algumas buscas na internet e em um dos sites que consultei, se não me enganho era de uma revista da editora Abril, dizia que "Histeroscopia é um exame fundamental na busca da explicação para a infertilidade." e me custa acreditar que NINGUÉM, nenhum dos meus mil médicos que me acompanham ou já me acompanharam, nunca havia me falado desse exame.

Enfim, o que passou passou e estou muito contente por investigar cada vez mais o meu corpo pra tentar chegar mais perto da descoberta que vai me fazer segurar meu filho, ou filha, OU AMBOS nos meus braços!

Beijos férteis e positivos,

Lully's

8 comentários:

  1. Lu, desejo toda sorte do mundo nesta nova etapa!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, linda!
      Sorte é sempre MUITO bom...
      Obrigada por tudo, de coração!!!
      Beijos

      Excluir
  2. LINDONA!
    Agora vai, tenho certeza!!
    AMEI te rever, vamos nos encontrar logo de novo?!
    Te amo!
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VAMOS! LOGO!!!
      Também te amo e adoro a ajuda e energia positiva que tu me traz :)
      Bjones

      Excluir
  3. Lu, eu já fiz esse exame, pois estava com suspeita de pólipos. No fim descobri que tenho um septo no útero. Mas o legal é que esse vídeo dá para ver muita coisa, meu médico me mostrou e me tirou muitas dúvidas. tenho certeza que esse exame será bem esclarecedor! Vai dar tudo certo! bjão guria!

    ResponderExcluir
  4. Lu, eu já fiz esse exame, pois eu estava com sintomas de polipo, no fim descobri que tenho um septo no útero. Vi o vídeo do exame e foi bem esclarecedor! Espero que te ajude também! é bem tranquilo! beijos guria!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela força, Cla!
      Vai me ajudar e já vou poder ter outras certezas que preciso...
      Meu médico anterior foi muito relapso e quero ter certeza de TUDO a partir de agora. Não vou deixar passar nada e nem acreditar sem "ver"...
      Beijão, linda!

      Excluir

Que bom que você passou por aqui!!! ;)
Volte sempre S2