segunda-feira, 29 de julho de 2013

3 causas de infertilidade feminina

(Eu preciso me convencer de que se não escrevo no momento que está tudo fresco na minha memória, ou seja, logo que saio do consultório do médico, acabo esquecendo e todas as informações ficam sem sentido. Ainda mais para uma bióloga de araque como eu...)

Falando ainda da minha primeira (e única até o momento) consulta com o Dr. Cristiano Salazar, preciso dizer que tivemos os 70 minutos mais produtivos dos últimos tempos!
Ele entrou num tópico que muito me interessa e que, ele mesmo, denominou como "as três causas da infertilidade feminina".

Logo depois de olhar tooodooosssssss os meus exames e fazer um breve histórico meu, ele largou caneta, computador e papéis, me olhou nos olhos e começou a me explicar uma série de problemas que podem estar acontecendo comigo, que podem ainda não ter sido diagnosticados por falta de pesquisa, e que possivelmente sejam a causa dos meus abortos de repetição.

*Lembrando que só tive três abortos de repetição, já que a gestação ectópica não pode entrar juntos nesta soma.*

Ele disse que os abortamentos acontecem geralmente por 3 motivos: problemas hormonais, problemas genéticos/imunológicos e problemas anatômicos.

As questões hormonais (na minha opinião) acho que são sempre as mais complicadas. São muito mais difíceis de "ver" e raramente são constantes.
Não é à toa que os homens fogem das mulheres quando não encontram a explicação para o turbilhão de emoções que podemos vivenciar em um mesmo dia.
Geralmente o que mais atrapalha as tentativas de gestar são os "T"s, da tireóide.
Também sei que níveis altos de prolactina são causa de infertilidade. O exame deve ser feito no período certo do ciclo para saber se há ou não alguma alteração desfavorável.
Não posso me aprofundar muito no assunto porque tenho tudo bem controlado e certamente não é essa a causa dos meus problemas.

Geralmente os casos mais inexplicáveis de infertilidade são causados por problemas genéticos ou imunológicos.
(na verdade acho que dizem isso porque como é muito mais difícil encontrar, explica o fato de ninguém descobrir nada, tipo o famoso e sublime diagnóstico de VIROSE)
Como eu já falei aqui, existe uma longa série de exames que podem ser feitos para tentar detectar qualquer alteração que explique o aborto de repetição.
O Dr. Salazar me garantiu que numa escala de 0 à 100, minha mutação genética é preocupação 0,1 e que certamente não é o motivo dos meus problemas.
É sim um aspecto importante que deve-se levar em consideração, mas apenas quando associado à produção de enzimas que desencadeiam outros fatores. Como não tenho tais enzimas, não preciso me preocupar.
Algumas mulheres precisam tomar vacinas quando o próprio sangue e o sangue do marido não combinam (acho que o fator RH), mas não vou me aprofundar aqui porque também não é o meu caso.

Agora que a coisa fica boa:

E OS PROBLEMAS ANATÔMICOS?

Calmamente o médico explicou que existem algumas imperfeições que podem causar abortos nas mulheres.
Disse que o fato de eu ter tido uma gestação ectópica aumenta consideravelmente as chances de eu ter uma nova ectópica na outra trompa.
(Pensa na minha cara de sabão escorrido quando ele disse isso!)
Por uma série de diferentes fatores o óvulo fecundado pára no meio do caminho e se impanta nas paredes das tubas. Se isso aconteceu uma vez, as chances dos mesmos fatores continuares atuando no nosso organismo são altas.
Provavelmente a minha explicação é uma Clamídia mal tratada que chegou até às trompas e às comprometeu.
O que acontece é que esta bactéria compromete os cílios que possuímos dentro da tuba e que são responsáveis pelo transporte do óvulo até o útero.
Elas agem como 'ondas' empurrando o futuro embrião até o lugar certo para ocorrer a implantação.
Obviamente se isso ocorre de um lado, pode ocorrer do outro.
Inclusive tenho em casa uma requisição para fazer histerossalpingografia, mas de nada me adiantaria porque que sei que 'a parte que ainda tenho, funciona' e o que ajudaria mesmo saber, não temos como descobrir.

O que mais me deixou perplexa foi saber que existe um exame chamado HISTEROSCOPIA, que já falei aqui, que é simples, rápido, tem cobertura do convênio e NENHUM MÉDICO NUNCA HAVIA ME DITO.
Ou seja, só agora que soube do exame, estou aguardando vaga no hospital pra fazer a marcação (tem que ser feito no centro cirúrgico) e caso tenha alguma imperfeição, será resolvida na hora e todo o tempo que perdi até hoje foi em vão!

Resumo da ópera: sempre que disserem "não olha no Google", "pare de procurar na internet", "deixa que o médico sabe tudo e só ele pode resolver", NÃO ACREDITE! Converse, procure mais informações, fale com outras mulheres e SE AJUDEM!
Não existem reis da verdade nem verdades absolutas. Todos podem deixar passar algo ou serem realmente incompetentes.
Nunca dê sorte ao azar!

Beijos férteis e positivos,

Lully's

4 comentários:

  1. Cada vez mais interessante teu blog, amore. Sobre pesquisar no Google, tudo bem buscar informações com um certo distanciamento do problema. Eu reclamo qd tu pesquisa sobre uma doença, q nem sabe se tem mesmo, vê os piores prognósticos possíveis e fica imaginando coisas. :D já blogs como o teu são serviços de utilidade pública. Sempre apoio. Beijosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sabiaaaaaaaaaaaaaaaa que tu ia te acusar HAHAHAHAHAHAHAHAHA
      Não me aguento e sempre procuro no Google mesmo.., e acho que não vou mudar, rsrs
      Beijoka

      Excluir
  2. Lú, tomara q o teu problema seja resolvido mesmo nesse procedimento! Não te pune por não saber do exame, pois ninguém nasce sabendo! Aprendemos pesquisando e correndo atrás, como tu sempre fez!

    Bjos saudades!! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TOMARA!
      Ainda estou aguardando a marcação do médico...
      Agora estou vacinada: nunca mais vou correr atrás.., sempre na frente!
      Já comecei umas buscas malucas e tenho certeza de que vou encontrar alguma teoria revolucionária para o meu problema, haha!
      Beijão

      Excluir

Que bom que você passou por aqui!!! ;)
Volte sempre S2