quarta-feira, 29 de junho de 2011

Doulas

Oi, de novo!!! ;)

Vocês sabem o que faz uma DOULA?

Pra falar bem a verdade, como sou vidrada no canal Discovery Home & Health, já tinha ouvido falar mas nunca imaginei que existissem doulas aqui no Brasil!
As doulas são como "acompanhantes" da gestante e permanecem ao lado dela durante todo o trabalho de parto.
É verdade que o trabalho completo da doula vai desde muito antes do momento do nascimento do bebê, mas a principal tarefa dela é passar tranquilidade e conforto à futura mamãe no momento mais importante: a chegada do seu filho!
Infelizmente no Brasil, ser uma doula não é uma profissão e não possui regulamentação.
Penso que cada vez mais as mulheres, e até mesmo os obstetras, optem por parto cesáreo pela facilidade, praticidade, menor sofrimento...
Confesso que, mesmo se estar grávida, já pensei mil vezes em como seria agradável se pudesse ter meu filho, ou filha, de parto normal e com hora marcada, sem sofrimento.
Para os médicos essa também é uma grande facilidade, pois não precisa desmarcar viagens com a família, ser acordado no meio da noite ou passar horas esperando as condições corretas para realização do parto normal, mas ainda assim, nada me tira da cabeça que quero que tudo aconteça o mais naturalmente possível!
Como poucas mulheres tem a mesma opinião que eu, fica difícil de 'ganhar a vida' trabalhando com isso e as doulas quase não existem, mas os cursos estão disponíveis para quem tiver interesse no GAMA ou na ANDO.
Os valores cobrados por estas especialistas em acompanhamento variam entre R$200,00 e R$1.000,00 , pois além do dia do parto, elas também participam do antes e depois da vida dessas mães, ajudando da melhor maneira possível, mas a maioria das doulas acabam trabalhando voluntariamente, por amor ao que fazem!
Geralmente as mulheres que já são mães e são psicólogas, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, acabam se capacitando nesta área para complementar sua profissão e entender melhor como é estar do outro lado...

Beijos férteis e positivos,

Lully's

4 comentários:

  1. Mês passado fui tomar um café com uma amiga que antes era virtual! Ela teve sua primeira com uma doula em casa e agora em setembro nascerá seu menino também em casa acompanhados pela doula. Fiquei fascinada com a maneira dela relatar o parto, a tranquilidade.
    Tive meus dois filhos de parto normal, mas na época não conhecia o trabalho das doulas. Beijo

    ResponderExcluir
  2. Ouvir falar das Doulas atrvés de uma reportagem local.meu parto no hospital foi super complicado pois havia passado da hora,(detalhe foi normal), se eu tivesse uma doula ao meu lado poderia ter sido mais tranquilo..
    amei a postagem! beijos!
    ( Virei Mãe)

    ResponderExcluir
  3. Uma amiga comentou que o Moinhos oferece serviço de doula (mas deve ser uma nota preta). Como funciona, tu paga um valor mensal pra ela te acompanhar? Ou é só qd tiver perto do parto?
    Eu quero parto normal tbm!! Como minha mae, que teve todos assim. (e eu, como já te falei, aos 44 anos). Nesses tempos de hj é bem complicado, mas vamos lá... Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Olá Luciana!! Vi um depoimento seu em outro blog e vim conhecer sua cantinho, adorei! Tbm ainda não sou mãe, mas sou apaixonada por esse universo de mães e filhos. Meu marido e eu pretendemos começar as tentativas em Dezembro! Já estou te seguindo! Beijão e toda sorte fértil do mundo pra vc! rsrsrs

    ResponderExcluir

Que bom que você passou por aqui!!! ;)
Volte sempre S2