quarta-feira, 18 de julho de 2012

Fator V de Leiden

Olá!
Finalmente, depois de três abortos, consegui consultar um médico que me desse alguma atenção e que concordasse que havia algo de errado comigo!
O Dr. Link, geneticista da PROGEST, aqui em Porto Alegre, foi indicado por uma grande amiga que precisou fazer uma FIV (fertilização in vitro) e achou ele muito atencioso e experiente na área das problemáticas como nós.
Chegando lá, contei TODA a minha LONGA história e ele me mandou fazer os seguintes exames:

HEMOGRAMA
ANTICORPOS ANTI CARDIOLIPINA - IGG
ANTICORPOS ANTI CARDIOLIPINA - IGM
BETA 2 GLICOPROTEINA - IGG
BETA 2 GLICOPROTEINA - IGM
FATOR V DE LEIDEN
EST MOLEC MUTACAO PROTROMBINA - G202
ANTITROMBINA III
PROTEINA C FUNCIONAL - COAGULACAO
PROTEINA S - COAGULACAO
HEMOCISTEINA
EST MOLECULAR MTHFR MUTACAO 677
ANTI COAGULANTE LUPICO
ANTI TIREO PEROXIDASE - TPO - QML
GLICOSE
TSH
T4 LIVRE
LISTERIA - AGL
CHLAMIDIA TRACHOMATIS IGG - IFI

Ao todo foram 11 tubos de sangue.
(passei mal...)
Bom, os resultados foram quase perfeitos, mas graças à Deus, apareceu uma coisa diferente!
Veja bem, não é graças à Deus eu tenho um problema que pode atrapalhar o maior sonho da minha vida. NÃO!
Passava o tempo todo imaginando: "E se não aparecer nada de anormal? O QUE EU VOU FAZER???"
Fiquei feliz, até certo ponto, por ter um tipo de mutação, pois ao menos eu sei qual é o problema e posso tratar!
Sou portadora de uma mutação genética de nome Fator V de Leiden.
Não conheço muito dela ainda, mas sei que Leiden é o nome de uma cidade na Holanda onde a mutação foi descoberta pelo Professor R. Bertina em 1994, portanto é relativamente jovem. (a doença, não o professor, claro!)
Sei também que esta mutação atua na cascata de coagulação sanguínea, fazendo com que o sangue coagule mais depressa do que deveria, o que pode ter causado todos os meus problemas até agora.
Fiquei tão assustada durante a consulta quando ele falou isso tudo que muitas coisas que eu deveria ter perguntado, acabei esquecendo. Mas voltarei com mais calma e, provavelmente, com tudo anotado para questionar...
Como já recebi alta para os treinos e não estou mais tomando AC (anticoncepcional), ele mandou tomar o ácido fólico diário e AAS infantil até que eu engravide novamente.
Assim que me descobrir grávida, mandou que eu volte lá para ser examinada e provavelmente para me receitar injeções de heparina, junto com acompanhamento frequente de exames e mais exames.
Falei pra ele que não me importo de virar um queijo suíço e recebo quantas agulhadas forem necessárias para corrermos o menor risco possível desta vez.
Já estou na cara dos 30tão, bem casada e muito amada! Não tenho mais tempo a perder...

Beijos férteis e positivos,

Lully's

46 comentários:

  1. Luooooooooooooooooooooooooooooooooo, vai dar tudo certo amigaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa....muitos beijos cheio de carinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, amiga querida!!!
      É super importante saber que tenho pessoas tão queridas que me apoiam e torcem por mim nessa batalha!
      Não me canso e não desisto...
      Nossa hora vai chegar!
      Grande beijo no S2

      Excluir
  2. Oi minha amiga!
    Ufa, que coisa boa poder tratar e tenho certeza que em breve estaremos curtindo sua pança de bebê!!
    EEEEEEE
    Um beijo e TE AMO MUITO, MUITO, MUITO!

    ResponderExcluir
  3. Lú querida! Vc tem razão, ter conhecimento de um problema que nos afete ou dificulte nossos sonhos é o melhor caminho para tratarmos e conseguirmos! Desejo do fundo do coração ver o resultado positivo de seu tratamento com um ou uns lindos bebês brevemente! Beijão, Joice.

    ResponderExcluir
  4. Gente Ja Perdei dois Bebes 1 Cesaria, e Uma Coretagem, Meu Medico Passou esses exames que nossa amiga luciana fez. creio que vai da tudo certo, Deus farar um impossivel acontecer tudo e da vontade de Deus! sou Louca Para ser mãe e sei que Deus farar com que esse sonho seja realizado. Luciana Jesus Continue te Abençoando Vai Da Certo en Nome de JESUS Beijos Meninas.

    Ana Sheila.

    ResponderExcluir
  5. olá, meninas! tive trombose sete anos atrás e esse semstre iniciei a saga da descoberta de trombofilia... antitrombina III e anticardiolipina IgG na cabeça... estou meio desconsolada, esperando pelo retorno ao hematologista... rezem por mim...

    ResponderExcluir
  6. oi flor! que bom q encontrou o caminho para a soluçao!...

    vai dar tudo certo agora viu??
    te achei aqui no mundo blogueiro tbm!! beijaoo e se cuida!!

    ResponderExcluir
  7. Olá bom dia,

    E aí cm está sua gestação? , eu fiz semana passada e estou anciosa, pois perdi minha filhinha com 39 semanas de gestação, o que é muito raro, pois normalmente os abortos acontecem no início da gravidez, o meu médico suspeita de trombofilia e por isso pediu uma série de exames tmb. Torço par que dê alguma coisa para eu poder tratar e começar novamente... Bjs

    ResponderExcluir
  8. Olá boa tarde,
    Como está sua gestação?
    Eu fiz uma série de exames na semana passada para descobrir se tenho trombofilia, pois perdi minha filhinha com 39 semanas, o que é muito raro de acontecer, pois normalmente isso ocorre no início da gestação. Estou torcendo pelo resultado para poder tratar desse problema também.

    Um bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sandra!
      Você recebeu algum resultado positivo dos exames? Já sabe o que aconteceu??
      Beijo

      Excluir
  9. Eu tenho o fator V de Leiden positivo, ou seja, trombofilia. Só se manifesta na gravidez e na minha primeira perdi meu bebê com 28 semanas. Minha médica investigou e descobriu esse defeitinho....rs
    Na segunda gravidez tomei heparina sódica (Clexane 40 mg) e AAS prevent durante toda a gravidez e hoje meu filhão está com 3 anos, super saudável. Por isso aconselho que quem tem essa mutação fique tranquila porque é só fazer o tratamento direitinho que tudo dá certo no final, com a benção de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada por compartilhar conosco, acabei de descobrir que tenho mutação no Fator 5 de Leiden e tbm no fator 2. Desejo tanto ser mãe, e sua história me motivou!!!!!

      Excluir
  10. Eu tenho o fator V de Leiden positivo, ou seja, trombofilia. Só se manifesta na gravidez e na minha primeira perdi meu bebê com 28 semanas. Minha médica investigou e descobriu esse defeitinho....rs
    Na segunda gravidez tomei heparina sódica (Clexane 40 mg) e AAS prevent durante toda a gravidez e hoje meu filhão está com 3 anos, super saudável. Por isso aconselho que quem tem essa mutação fique tranquila porque é só fazer o tratamento direitinho que tudo dá certo no final, com a benção de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por dividir sua história de sucesso comigo, Alessandra!!!
      É sempre bom poder ver que mesmo com alguns tropeços, nossas histórias podem ter finais felizes :)
      Obrigada de <3!!!
      Beijos

      Excluir
  11. Olá, eu tive dois abortos, o segundo foi de gemeos, perdi logo no inicio, passaram 2 anos e estou fazendo exames para tentar novamente, meus exames deram tudo bem. Confesso que sinto muito medo. O médico me disse que teve esse ano 10 casos como o meu e que na proxima tentativa, ele usou medicação para trombose placentaria mesmo que os exames deram tudo bem, e as pacientes conseguiram engravidar e segura, entao, qdo eu engravida, ele imediatamente irá começar esse medicação e progesterona.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Gisa! Exatamente...
      Eu já estou tentando e enquanto não pego o meu positivo, fico tomando só AAS. Depois disso já começarei com Versa ou Clexane!
      Te desejo muito sorte, viu?
      Venha me contar :)
      Beijo

      Excluir
  12. Luciana, tudo bom? Estamos vivendo um momento ainda pre diagnostico. Na verdade, minha irma teve uma trombose cerebral aos 24 anos. As investigações começaram e há indícios de trombofilia hereditária. Amanha teremos mais informações sobre os exames dela junto a hematologista. O fato é que estou apavorada com medo de tb
    Ter algum problema pois estava planejando engravidar ano que vem. Comecei a pesquisa e achei seu blog,

    ResponderExcluir
  13. O que posso dizer?
    Sinto muito pela sua irmã e espero que esteja tudo bem com ela!
    Quanto à sua gestação, se você pensa em engravidar ano que vem, fique super calma!
    É tempo suficiente para fazer os exames, descobrir se você é portadora de alguma mutação e encontrar o melhor tratamento!
    Dá uma olhada na minha lista de exames e vê se o médico vai pedir todos eles. Essa minha bateria foi bem completa!
    Alguns o plano não cobriu, mas não são caros...
    Beijos e boa sorte!

    VOLTE PARA CONTAR! :)

    ResponderExcluir
  14. O resultado dela deu mutação protrombina heterozigotica. Terei q fazer os meus exames também! Alias,
    Todos lá em casa... Compartilharei as próximas novidades

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, a protrombina faz parte direta na cascata de coagulação...
      Mas olha, tudo tem solução!
      Fica firme!
      Beijo no S2

      Excluir
  15. Amanha vou fazer meus exames! Expectativa totalll!!!!

    ResponderExcluir
  16. Luciana,
    Bom dia!!!

    Estou me preparando para tentar engravidar. Tenho 36 anos, nunca fiquei grávida. Fiz uma bateria de exames, e estou aguardando apenas os resultados dos exames: Fator V de leiden e do Gene metileno tetrah redutase, que ficará pronto dia 09/11. Estou ansiosa... Desejo tudo de bom à você, que assim como eu. deseja ter nosso bebê brevemente... Acho que terei que fazer uma Inseminação, pois o espermograma do meu marido mostra que o número de espermas bons está abaixo do necessário para que eu engravide normalmente... Beijos férteis!!! Assim que eu voltar ao médico, voltarei para contar... Bê.

    ResponderExcluir
  17. Luciana,
    Bom dia!!!

    Estou me preparando para tentar engravidar. Tenho 36 anos, nunca fiquei grávida. Fiz uma bateria de exames, e estou aguardando apenas os resultados dos exames: Fator V de leiden e do Gene metileno tetrah redutase, que ficará pronto dia 09/11. Estou ansiosa... Desejo tudo de bom à você, que assim como eu. deseja ter nosso bebê brevemente... Acho que terei que fazer uma Inseminação, pois o espermograma do meu marido mostra que o número de espermas bons está abaixo do necessário para que eu engravide normalmente... Beijos férteis!!! Assim que eu voltar ao médico, voltarei para contar... Bê.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E, então, Bê?
      Quais as novidades???
      Sabe que a fertilização já ajuda muito fazendo uma capacitação espermática para que os melhores espermatozóides sejam escolhidos para fecundar os óvulos...
      Espero que tenha descoberto algo nos resultados dos exames :)
      Beijos

      Excluir
  18. Minha história é muito parecida tbm tive 3 abortos o último com curetagem estava com mais ou menos 15 semanas foi horrível,meu médico me deu os restos placentarios para levar para a geneticista,primeiro exame a fazer foi os cariotipos 45 dias para sair os resultados, muito ansiosa...... resultado, com os cariotipos tudo certo, graças a deus! Tbm descobri que era uma menininha, doeu muito saber disso.... agora a doutora me deu novos exames pra fazer, olhando acho que são os mesmos seus 16 tubos de sangue quase desmaiei 14já sairão os resultados e quinta agora sai os outros 2 um deles o fator v de laiden, muito ansiosa . Minha consulta só será dia 3 de dezembro conto os dias, espero que seja descoberta a causa dos abortos! Só quem já passou sabe a dor!

    ResponderExcluir
  19. Minha história é muito parecida tbm tive 3 abortos o último com curetagem estava com mais ou menos 15 semanas foi horrível,meu médico me deu os restos placentarios para levar para a geneticista,primeiro exame a fazer foi os cariotipos 45 dias para sair os resultados, muito ansiosa...... resultado, com os cariotipos tudo certo, graças a deus! Tbm descobri que era uma menininha, doeu muito saber disso.... agora a doutora me deu novos exames pra fazer, olhando acho que são os mesmos seus 16 tubos de sangue quase desmaiei 14já sairão os resultados e quinta agora sai os outros 2 um deles o fator v de laiden, muito ansiosa . Minha consulta só será dia 3 de dezembro conto os dias, espero que seja descoberta a causa dos abortos! Só quem já passou sabe a dor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está perto da sua consulta, hein Nessa?
      Muita ansiedade?
      Teve mais alguma consulta ou novidade para contar pra gente?
      Volte assim que tiver o resultado... Fico feliz em saber que vocês encontram causas e tratamentos :)
      Super beijo

      Excluir
  20. Oi! Descobri minha condição depois de dois partos prematuros e dois bebezinhos mortos. Acredito que ainda assim não vai ser fácil, mas me consola saber da minha condição e de que há recursos pra tratar já que não se pode reverter.

    ResponderExcluir
  21. Oi Me identifiquei muito com o seu blog, já tive três abortos duas gravidez anenbrionada e último em fevereiro desse ano o embrião parou de evoluir com onze semanas, já fiz diversos exames e não tem nenhuma anormalidade. Agora estou esperando a liberação do médico para tentar novamente, porém fica a insegurança. Um abraço.

    ResponderExcluir
  22. Oi me identifiquei muito com o seu blog, já tive 3 abortos sendo duas gravidez anenbrionada e a última en fevereiro desse ano o embrião parou de evoluir com onze semanas, já fiz diversos tipos de exames e não encontra nenhuma anormalidade. Agora estou aguardando a liberação médica para tentar novamente. Porém surge um certo medo e insegurança de ter que passar por situação que já passamos. Mas temos que ter fé que possa dar tudo certo.
    Abraços

    ResponderExcluir
  23. Oi me identifiquei muito com o seu blog, já tive 3 abortos sendo duas gravidez anenbrionada e a última en fevereiro desse ano o embrião parou de evoluir com onze semanas, já fiz diversos tipos de exames e não encontra nenhuma anormalidade. Agora estou aguardando a liberação médica para tentar novamente. Porém surge um certo medo e insegurança de ter que passar por situação que já passamos. Mas temos que ter fé que possa dar tudo certo.
    Abraços

    ResponderExcluir
  24. Boa Tarde!
    Tive um ACV em dezembro de 2013, em função de uma trombose venosa profunda na cabeça, realizei vários exames e tenho Fator V de Leiden, proteína S alterada e vários casos de trombose na família. Hoje estou tomando anticoagulante,para afinar o sangue. Tenho 31 anos e nunca engravidei, minha Hematologista me orientou a não engravidar pois o risco de aborto é grande, fiquei muito triste sentida com essa situação. Tenho medo te ter trombose novamente pois se der vai ser na cabeça novamente. Boa sorte para todas!!

    ResponderExcluir
  25. Boa Tarde!
    Tive um ACV em dezembro de 2013, em função de uma trombose venosa profunda na cabeça, realizei vários exames e tenho Fator V de Leiden, proteína S alterada e vários casos de trombose na família. Hoje estou tomando anticoagulante,para afinar o sangue. Tenho 31 anos e nunca engravidei, minha Hematologista me orientou a não engravidar pois o risco de aborto é grande, fiquei muito triste sentida com essa situação. Tenho medo te ter trombose novamente pois se der vai ser na cabeça novamente. Boa sorte para todas!!

    ResponderExcluir
  26. Eu tenho FVL, heterozigoto, meu filho e minhas 2 irmãs, o sina, rsrsrsrs. Mas é simples, é só anti coagular q vai dar tudo certo, se vc quiser tem um grupo no Face de trombofilia e gravidez q tem discução do tema, se quiser te indico. VC vai ver sabendo o q vc tem vai dar tudo certo é só anti coagular direitinho, já fiz uma vez e estou louca para repetir a dose, rsrrs Boa Sorte, Força e Fé q dessa vez vai dar certo.

    ResponderExcluir
  27. Olá, tenho mutação no fator v , tive embolia pulmonar, com 22 semanas, e tive rejeição a enoxaparina, tivemos que induzir o parto em UTI, minha filha era perfeita, linda, e a gestação tranquila, o problema era EU, meu sangue, Valentina, de tão valente e iluminada lutamos até o ultimo minuto, gostaria muito ter ter outro filho, mas não tenho indicação médica nenhuma me dizem que pode acontecer o mesmo, pois se tiver trombose novamente, não tenho como ser anticoagulada, fico muito triste com isso, se tiverem como me aconselhar algum profissional que possa me ajudar.

    ResponderExcluir
  28. Olá, tenho mutação no fator v , tive embolia pulmonar, com 22 semanas, e tive rejeição a enoxaparina, tivemos que induzir o parto em UTI, minha filha era perfeita, linda, e a gestação tranquila, o problema era EU, meu sangue, Valentina, de tão valente e iluminada lutamos até o ultimo minuto, gostaria muito ter ter outro filho, mas não tenho indicação médica nenhuma me dizem que pode acontecer o mesmo, pois se tiver trombose novamente, não tenho como ser anticoagulada, fico muito triste com isso, se tiverem como me aconselhar algum profissional que possa me ajudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Isabel!
      Deve existir alguma outra forma de te anticoagular sem ser a enoxaparina.., ou tentar usar doses bem menores...
      O medico que cuidou de mim foi o Dr. Carlos Link aqui em Porto Alegre!
      De que cidade você é?

      Excluir
  29. Ola Luciana, no dia 12/06/2015 perdi minha nenen, estava gravida de 25 semanas, estou arrasada até agora, não acredito que isso aconteceu, estou passando no psiquiatra, psicologo, tomando antidepressivo, enfim, assim como vcs, descobri que tenho tbm a mutação no fator V de Leiden. Fez bem pra mim ver sua auto confiança (como de algumas outras que comentaram aqui tbm), isso me motivou. Mto obrigada! E vc esta bem? Ja conseguiu seu nenen? Espero q sim! bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tati!
      Tenho a Aurora de 3 meses aqui do meu ladinho...
      O mais importante nessa jornada toda é NÃO DESANIMAR E NÃO DESISTIR!!!
      Precisamos ouvir mais médicos, pesquisar um pouquinho mais e a medicina nos ajuda a conseguir...
      Não desista, viu?
      Estou aqui se precisar ;)
      Beijo no coração!

      Excluir
  30. Olá boa noite, minha irmã ha treze anos engravidou e essa gravidez não evolui, a placenta calcificou, a pressão arterial dela subiu muito e o bebê não cresceu. O médico dela um excelente especialista começou a pesquisar e descobriu o fator V de leider. O bebê nasceu com 26 semanas, pesando apenas 500 gramas. Ela sobreviveu 33 dias após o nascimento e morreu pesando mais de 1quilo. Foi o dia mais triste e doloroso para toda familia. Passados 1 ano e 3 meses, minha irmã engravidou novamente e fez todo tratamento direitinho, mas com 28 semanas o bebê nasceu pesando 700gramas. Mais um sofrimento novamente. Ele estava indo muito bem, até que aos 15 dias, o mesmo, teve uma parada cardio respiratória, meu Deus minha irmã quase enloqueceu, mas como Deus é perfeito em sua obra, resolveu deixar meu sobrinho aqui na terra juntinho com minha irmã. Graças ao mestre, meu sobrinho sobreviveu, ficou 2 meses e meio no CTI, saiu com 1. 905 gramas, hj ele tem 12 anos é uma criança perfeita e muito inteligente. Eu, tenho o fator V de leider, na minha família muitos tem o fator,inclusive minha mãe que teve 12 filhos e nunca teve nada, nem sequer um aborto. Se a pessoa fizer o tratamento direitinho da certo. É so ter fé e paciência que da tudo certo.
    Bjos, Sarah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje em dia a tecnologia e a ciência estão a nosso favor e nos ajudam a realizar nossos sonhos, não é mesmo?
      Muito obrigada Sarah por compartilhar e muitos beijos e bênçãos pra sua irmã e seu sobrinho que sabem que nunca devemos desistir das nossas lutas <3
      Beijo carinhoso!

      Excluir
  31. Oi, estou passando pelo mesmo caso de vocês. Eu queria uma ajudinha, meu medico me passou todos esses exames também, so que eu não tenho plano de saúde, e eu queria saber de vocês como fazer esses exames.. Onde voces fizeram e o preço.
    Obrigada.
    Bjos e boa noite

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graciane, infelizmente não sei te informar sobre valores pois meu plano cobriu quase todos os exames...
      Lembro que paguei só dois e foi em torno de 200 reais na época...
      Dá uma ligada pros laboratórios e pesquisa preços...
      Acho que vale procurar pois não devem ser baratos...
      Beijo e boa sorte!!!

      Excluir

Que bom que você passou por aqui!!! ;)
Volte sempre S2