terça-feira, 28 de junho de 2011

Ansiedade x Tentativas

Todos nós sabemos que a ansiedade é um veneno em qualquer ocasião, mas se tratando de gestação ou tentativas para engravidar, a coisa fica ainda um pouco pior...
Para quem acompanha o blog, minha história já é bem sabida mas para quem não lê desde o princípio, deixo aqui o alerta: sou a prova viva de que a ansiedade só atrapalha, se não é 'contornada' desde o início tende a piorar em progressão geométrica e, principalmente, pode acabar com o nosso sonho sem que a gente nem perceba!
Já li em vários lugares que a adrenalina e o cortisol (hormônios) podem provocar ciclos anovulatórios nas mulheres que desejam muito engravidar!
Peregrinando pela www, encontrei uma reportagem do Terra muito interessante e vou colocar partes dela aqui para vocês (COM COMENTÁRIOS MEUS ENTRE PARÊNTESES):


"Quando a ansiedade se torna excessiva, a falta de equilíbrio emocional pode interferir nos níveis hormonais, tornando ainda mais difícil a concepção", afirmou a psicóloga Luciana Leis, especializada no atendimento a casais que enfrentam problemas de fertilidade. "O estresse também pode afetar a relação do casal e a libido, com prejuízos óbvios"(REALMENTE, É ÓVIO QUE SEM SEXO FICA MEIO COMPLICADO DE ENGRAVIDAR), disse a ginecologista Maria Clara Amaral.
  • Espere, sem desesperar
É considerado normal um casal saudável, de até 35 anos e que mantenha relações desprotegidas frequentemente, demorar até um ano para engravidar (JURO QUE PENSAVA QUE ISSO SÓ ACONTECIA COMIGO.., MAS COMECEI A CONVERSAR COM ESPECIALISTAS E ENTENDIDOS NO ASSUNTO E DESCOBRI QUE É ABSOLUTAMENTE NORMAL DEMORAR ATÉ UM ANO PARA ENGRAVIDAR E SOMENTE DEPOIS DESSE PERÍODO É QUE SÃO FEITOS EXAMES MAIS APROFUNDADOS). Portanto, se está tentando há apenas alguns meses, não há nenhum motivo para se preocupar. Segundo especialistaS, 84% dos casais nessas circunstâncias conseguirão engravidar espontaneamente no primeiro ano. A partir do segundo ano, o acompanhamento médico pode ser bem-vindo. 
Para as mulheres acima dos 35, o período de espera deve ser um pouco mais curto, já que a fertilidade declina com a idade.

  • Aproveite o período fértil
A mulher ovula uma única vez a cada mês, durante o período fértil. Então, o ideal é que o casal que deseja engravidar mantenha relações em dias alternados durante esse período. "Alternar os dias é uma boa estratégia para melhorar a qualidade do sêmen. Como o óvulo sobrevive 24 horas e os espermatozóides, 72 ou mais, ainda que a ovulação ocorra um dia antes da relação sexual ou um dia após, a fecundação será possível. Além disso, as relações sexuais em dias alternados diminuem o estresse e a perda da espontaneidade entre o casal", disse Amaral. (HAHAHA, EU VIVO FALANDO DO DIA-SIM, DIA-NÃO, HEHE!!!)

Para calcular o período fértil, determina-se o primeiro dia do ciclo como o primeiro dia da menstruação. Em um ciclo de 28 dias, a ovulação tende a ocorrer ao redor do 14º dia do ciclo. "Como regra, contam-se 14 dias a partir do primeiro dia do ciclo. O período fértil começa três dias antes do 14º dia e termina três dias após o 14º. Ou seja, a ovulação pode ocorrer desde o 11º dia do ciclo até o 17º", afirma a ginecologista. 
(AQUI EU TENHO UMA COLOCAÇÃO MUITO IMPORTANTE PARA FAZER: "O" DIA FÉRTIL NÃO É NUNCA O 14º DIA A CONTAR DO PRIMEIRO DIA DE MENSTRUAÇÃO, MAS SIM, O 14º DIA ANTES DO PRIMEIRO DIA DA PRÓXIMA MENSTRUAÇÃO! QUASE NUNCA FALAM SOBRE ISSO, ASSIM, QUEM NÃO TEM O CICLO REGULADO NÃO CONSEGUE FAZER AS CONTAS DIREITO...)
  • Controle a ansiedade
Adotar um hobby é uma boa pedida. "A grande armadilha é mudar a vida e a rotina e passar a viver só em função da gravidez, centralizando todas as atenções nesse sonho. Buscar alguma atividade que lhe dê prazer, e que não esteja relacionada ao bebê, é uma medida para baixar o nervosismo", afirma a psicóloga Luciana.
O link original da reportagem está aqui!

Beijos férteis e positivos,

Lully's 

7 comentários:

  1. Amiiiga!
    É verdade,ansiedade é podre!
    E sabia desse 1 ano de tentativas...bora treinar que é a melhor parte mesmo, e depois muda tanto!rs
    Beijos minha flor

    ResponderExcluir
  2. Ah, e sobre procurar um hobby para desencanar eu amei, e sei que o seu é o blog...né?
    bjsss

    ResponderExcluir
  3. Pois é. Muito bom teres lido essa reportagem e tudo mais. ;)
    Abaixo a ansiedade!!!

    Beijosssss

    ResponderExcluir
  4. ansiedade atrapalha e muito,não somente em relação a ter filhos e sim em relação a tudo.e ter um hobby ém bom,ao menos nos desestressa!
    beijokas

    ResponderExcluir
  5. A favor do hobby para desestressar. E passear faz muito bem (principalmente se for nos blogs amigos!!! para rir, dar opiniões, chorar se for preciso).
    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Oiee Lu... gostei do post...
    Tenho visto nos posts das bolgueiras que, como eu, a maioria sofre com a ansiedade... nao tenho receita pa curá-la, mas achei um video que talvez nos ajude a ameniza-la...Passa dps la no meu cantinho pra conferir....

    bjus

    ResponderExcluir
  7. Ter calma é a melhor coisa, quando menos esperar a surpresa virá!! Até rimou... rsrsrs
    Bjinhos

    ResponderExcluir

Que bom que você passou por aqui!!! ;)
Volte sempre S2