quarta-feira, 31 de julho de 2013

Qual a porcentagem?


Números, números, números.
 Uma mulher normal (quis dizer saudável) tem de 18 à 22% de chances de engravidar a cada ciclo.
Este número cai drasticamente para 2 e 5% após os 35 anos de idade.
As minhas chances (saudável, menos de 35 anos, com somente uma trompa uterina) ficam entre 7 e 10% a cada ciclo.

Canso de dizer que "só tenho um lado que funciona", "trabalho só pela metade" e outras coisas mais, mas na verdade eu sei que existe a possibilidade de conseguir engravidar com um óvulo liberado pelo ovário esquerdo, mesmo não tendo mais a tuba uterina esquerda.

(Nos meus tempos de estudante eram "Trompas de Falópio" e todos confundíamos com as "Trompas de Eustáquio". Pouco depois elas todas foram gentilmente substituídas por "Tubas Uterinas" e "Tubas Auditivas" facilitando muito a compreensão de todos.)

Simplificando um pouco as coisas, podemos dizer que ovulamos no ovário esquerdo em um ciclo, no ovário direito no próximo e assim sucessivamente, sempre alternando os lados.
Na prática não acontece exatamente isso, mas quase isso!

Fica mais fácil de perceber isso quando podemos fazer acompanhamento de ovulação com ecografia.
Posso afirmar pois em dezembro passado, meu exame mostrou que estava ovulando no "lado bom" e fiquei muito frustrada quando não consegui o positivo.
No mês seguinte, novamente ovulei do lado direito e durante uma viagem CONSEGUI!

Conheço muitas meninas (uma pessoalmente) que comprovadamente engravidaram de um óvulo que foi liberado pelo ovário que não tinha trompa funcional.
A trompa do lado oposto se estica e busca o óvulo, fazendo a ponte para a sua jornada até o útero onde, fecundado, inicia a fase de implantação do embrião.

O corpo humano é inteligente e sabe exatamente o que precisa ser feito.
Não vou entrar na questão "Criação" porque já me desentendi com muita gente, mas o que quer que tenha "construído" o homem e a mulher, deu prioridade certamente para a "multiplicação".

Beijos férteis e positivos,

Lully's

PS.: desculpem pelo vocabulário, piadinhas, aspas, caixa alta e afins. Estou no período fértil e nem eu mesma consigo entender a confusão de hormônios dentro do meu corpo... =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom que você passou por aqui!!! ;)
Volte sempre S2