quarta-feira, 18 de julho de 2012

Fator V de Leiden

Olá!
Finalmente, depois de três abortos, consegui consultar um médico que me desse alguma atenção e que concordasse que havia algo de errado comigo!
O Dr. Link, geneticista da PROGEST, aqui em Porto Alegre, foi indicado por uma grande amiga que precisou fazer uma FIV (fertilização in vitro) e achou ele muito atencioso e experiente na área das problemáticas como nós.
Chegando lá, contei TODA a minha LONGA história e ele me mandou fazer os seguintes exames:

HEMOGRAMA
ANTICORPOS ANTI CARDIOLIPINA - IGG
ANTICORPOS ANTI CARDIOLIPINA - IGM
BETA 2 GLICOPROTEINA - IGG
BETA 2 GLICOPROTEINA - IGM
FATOR V DE LEIDEN
EST MOLEC MUTACAO PROTROMBINA - G202
ANTITROMBINA III
PROTEINA C FUNCIONAL - COAGULACAO
PROTEINA S - COAGULACAO
HEMOCISTEINA
EST MOLECULAR MTHFR MUTACAO 677
ANTI COAGULANTE LUPICO
ANTI TIREO PEROXIDASE - TPO - QML
GLICOSE
TSH
T4 LIVRE
LISTERIA - AGL
CHLAMIDIA TRACHOMATIS IGG - IFI

Ao todo foram 11 tubos de sangue.
(passei mal...)
Bom, os resultados foram quase perfeitos, mas graças à Deus, apareceu uma coisa diferente!
Veja bem, não é graças à Deus eu tenho um problema que pode atrapalhar o maior sonho da minha vida. NÃO!
Passava o tempo todo imaginando: "E se não aparecer nada de anormal? O QUE EU VOU FAZER???"
Fiquei feliz, até certo ponto, por ter um tipo de mutação, pois ao menos eu sei qual é o problema e posso tratar!
Sou portadora de uma mutação genética de nome Fator V de Leiden.
Não conheço muito dela ainda, mas sei que Leiden é o nome de uma cidade na Holanda onde a mutação foi descoberta pelo Professor R. Bertina em 1994, portanto é relativamente jovem. (a doença, não o professor, claro!)
Sei também que esta mutação atua na cascata de coagulação sanguínea, fazendo com que o sangue coagule mais depressa do que deveria, o que pode ter causado todos os meus problemas até agora.
Fiquei tão assustada durante a consulta quando ele falou isso tudo que muitas coisas que eu deveria ter perguntado, acabei esquecendo. Mas voltarei com mais calma e, provavelmente, com tudo anotado para questionar...
Como já recebi alta para os treinos e não estou mais tomando AC (anticoncepcional), ele mandou tomar o ácido fólico diário e AAS infantil até que eu engravide novamente.
Assim que me descobrir grávida, mandou que eu volte lá para ser examinada e provavelmente para me receitar injeções de heparina, junto com acompanhamento frequente de exames e mais exames.
Falei pra ele que não me importo de virar um queijo suíço e recebo quantas agulhadas forem necessárias para corrermos o menor risco possível desta vez.
Já estou na cara dos 30tão, bem casada e muito amada! Não tenho mais tempo a perder...

Beijos férteis e positivos,

Lully's

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Monotrompismo

É impressionante a quantidade de meninas, moças, mulheres e senhoras que sofrem do mesmo mal que eu e que não perdem as esperanças nem por um instante. Vão em busca do objetivo até alcançar.
Chego a ter vergonha de mim mesma pelos dias, noites, tardes, horas que perdi chorando e me lamentando por uma coisa que não vai mudar.
Sei que é difícil, sei que tenho que enfrentar. Tenho um problema e preciso aprender a lidar com ele (ponto).
Não é raro uma mulher ter problemas para engravidar e a incidência de uma gestação tubária é de cerca de 1%. Número muito alto que vem crescendo com o passar dos anos.
Não sendo o bastante, esse índice dobra depois da primeira aparição, ou seja, como eu já tive uma gravidez na trompa (trompa essa que acabei perdendo), eu tenho 2% de chances de que isso volte a acontecer. NÃO É MOLE, NÃO!!!

Pois bem!
Entrando no ritmo de retomar os treinos (mas não ainda), começei a vasculhar nessa web da vida o que a mulherada anda comentando sobre "monotrompismo".
Obviamente não é um assunto nada engraçado de se lidar, mas se não conseguimos rir da nossa própria desgraça, é sinal de que ainda temos muito o que aprender antes de tocar a vida em frente. Ao menos eu penso assim.
Encontrei depoimentos impressionantes de mulheres que travam, literalmente, uma batalha nessa guerra de hormônios que é a tentativa desenfreada de ser mãe. Valorizei bastante mesmo a frase porque é exatamente assim que eu sinto e que eu leio nas palavras dessa mulherada...
Li histórias de mulheres que perderam muito mais gestações que eu, mulheres que tem as duas trompas obstruídas, muitas e MUITAS síndromes de ovários policísticos (SOP) e que, hoje, tem seus anjinhos nos braços e escrevem nos blogs somente para confortar quem ainda não alcançou seu objetivo, mas que precisa de força pra continuar na luta.
Foi num desses blogs que eu encontrei um depoimento que me chamou a atenção e me motivou a escrever este post: uma mulher engravidou com um óvulo liberado pelo ovário que não tinha mais a trompa!
ISSO NÃO É INCRÍVEL???
A explicação que a médica deu para esse quase-milagre é que o organismo é tão, mas tão inteligente, que identificou que o ovário saudável estava sobrecarregado e "buscou" o óvulo do outro lado do corpo!

***Pausa para digestão da ideia!***

Eu não tenho a menor intenção que isso aconteça comigo, nem sei se é realmente possível e aconteceu dessa forma, mas alguma interação diferente entre as estruturas ocorreu, caso contrário, como se explicaria?
Assim como os índices de problemas aumentam, os índices de adaptação do corpo humano aumentam também.
Isso nada mais é do que instinto de sobrevivência! Afinal, nascemos, crescemos, nos desenvolvemos e existimos apenas com um propósito nessa vida: PROCRIAÇÃO!

...e é nisso que eu busco forças todos os dias e continuo tentando seguir em frente. Sempre em busca de algo melhor!

 Beijos férteis e positivos,

Lully's